Caetana Serôdio

Gestora

Mãe, sobretudo.
Depois de estudar História da Arte debrucei-me no cooperativismo e descentralização, ofícios e decrescimento, cultura agrícola, soberania alimentar e ecologia profunda, florestas e água, e compreensão das comunidades humanas na sua relação com o meio.
Ao longo de todo o percurso tenho trabalhado com as crianças e jovens das comunidades a que me dedico e onde me envolvo. As crianças trazem em si a alegria e a pureza que nunca me quero esquecer de proteger e cultivar. Os jovens lembram-me da nossa força e verdade, e necessidade concreta de sonhos e celebrações, que devem ser mais do que adereços em qualquer processo coletivo. Hoje desenvolvo projetos nas escolas públicas, com profissionais dedicados e famílias comprometidas, por encarar as escolas como ponto de encontro e potencial de reflexão/ação
“.

Caetana Serôdio é uma líder comunitária, educadora e ativista comprometida com a transformação social e educativa em Montemor-o-Novo. Com formação em História da Arte e uma vida recheada de associativismo e cooperação, ecologia profunda, agricultura e soberania alimentar, intergeracionalidade, e inclusão social, Caetana destaca-se pela sua capacidade de desenvolver projetos sustentáveis que promovem a diversidade e o fortalecimento das comunidades locais.

Em 2021 foi candidata às eleições autárquicas como porta-voz e representante do movimento político Montemor-o-Vivo, onde defendeu, em nome do coletivo, uma visão participativa e colaborativa, centrada em métodos inovadores de comunicação, reflexão, debate e decisão em grupo. Esta experiência política consolidou ainda mais o seu papel como uma defensora ativa dos valores de descentralização, colaboração, equidade, sustentabilidade e inovação social na região, sempre com foco na criação de uma comunidade autónoma e responsável, capaz de fazer frente aos desafios comuns.

Como mãe e cidadã ativa, acredita que as escolas são mais do que simples locais de ensino — elas são centros de encontro e reflexão, onde se constrói o futuro coletivo. Atualmente, lidera iniciativas que aproximam escolas públicas, famílias e profissionais, promovendo uma visão integrada da educação que valoriza o potencial humano e a conexão com o meio ambiente.
Caetana traz para o projeto ‘Aprender em Comunidade’ a sua experiência em descentralização, gestão de projetos colaborativos e empoderamento social, combinada com uma forte capacidade de articulação com diferentes públicos e instituições.