Instituições

Uma educação transformadora só é possível através da colaboração e apoio de instituições comprometidas com a mudança. Juntos, formamos uma rede sólida de parceiros — públicos e privados — que partilham os mesmos valores de inovação, diversidade e desenvolvimento comunitário.

Apresentamos aqui aqueles que connosco constroem um futuro repleto de soluções criativas criado por cidadãos organizados em equipas empoderadas e conscientes

O Município de Montemor-o-Novo é um parceiro fundamental no desenvolvimento das iniciativas educacionais do Aprender em Comunidade. Situado no Alentejo Central, o concelho tem uma comunidade associativa, cultural e artística de destaque no país. A colaboração com a autarquia permite fortalecer a ligação entre a escola, a comunidade e o território, promovendo uma educação mais integrada e participativa.

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo tem sido o nosso principal parceiro, na medida em que nos acolhe e ensina sobre as limitações do sistema vigente. Temos participado ativamente sempre que possível, e colaborado no envio de propostas e sugestões.

A Universidade de Évora, através do departamento de Pedagogia e Educação apoia o projeto com monitorização, avaliação, investigação e desenvolvimento de novas métricas de qualidade educacional. A parceria com a universidade possibilita a criação de um ecossistema educativo que fomenta a inovação e oferece uma base sólida para a formação de futuros educadores comprometidos com a transformação da aprendizagem.

A Herdade do Freixo do Meio é uma referência nacional na prática de agricultura sustentável e na promoção de valores ecológicos. Vizinha de território e valores, esta herdade agroecológica colabora com o Aprender em Comunidade na aposta de uma aprendizagem ao longo da vida, comunitária e estreitamente ligada à natureza.

A Cooperativa Minga é um projeto cooperativo local que promove a economia solidária e a responsabilidade social e ambiental em Montemor-o-Novo. Com uma abordagem centrada na colaboração e na partilha de recursos, a Minga atua como um parceiro essencial no desenvolvimento de iniciativas e mobilização da comunidade, de recursos e parceiros vários.

A Cinzenta é uma plataforma de investigação independente e comunitária, ainda em construção, a ser lançada em Janeiro 2025, que pretende promover a educação na área da Interseccionalidade e Direitos Humanos. Para além da formação, recursos, consultoria e projetos colaborativos, a Cinzenta é a casa de muitos projetos amigos e de muita gente que partilha conhecimento nesta área, seja através da educação, políticas sociais, económicas e grupos de investigação.

A Associação Novas Descobertas é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1994 que oferece experiências de aprendizagem transformadoras para grupos que ligam pessoas de todas as idades e origens entre si e com a natureza.

A KetiKeta é uma associação focada em (re)conectar os humanos, pequenos e crescidos, com a (sua) natureza. Impulsionando uma revolução no sistema educacional português abre o primeiro jardim de infância assente nos princípios da Permacultura, na sua vertente de mimetização da natureza e dos sistemas vivos. Através da consultoria na área legal e relacional, apoia o surgimento e desenvolvimento de novos projetos.

Pessoas

Ao serviço da Educação

Caetana Serôdio

Coordenadora

Cristina Laffan

Coordenadora

José Pacheco

Coordenador

Nuno Miranda e Silva

Coordenador